Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional

O Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional tem entre seus objetivos a formação de pesquisadores capazes de construir questões intelectuais e científicas, desenvolvê-las e comunicar seus resultados, os procedimentos utilizados e suas implantações.

ampulheta cuja parte superior contem dna a inferior cirurgiões

 

Objetivos

1. Formar indivíduos para possuírem habilidades acadêmicas (identificar, definir e solucionar problemas intelectuais críticos) com o requerimento básico de demonstrarem capacidade para realizar uma pesquisa autônoma e criativa, capazes de construir questões intelectuais e científicas, desenvolvê-las e comunicar seus resultados, os procedimentos utilizados e suas implantações;
2. Exercer, com competência, a docência universitária;
3. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparaçäo adequada de pesquisadores;
4. Assegurar o treinamento eficaz e intelectual do mais alto padräo para fazer face às necessidades do desenvolvimento em todos os setores e formar professorado competente que possa atender à expansão quantitativa de nosso ensino superior garantindo ao mesmo tempo a elevação dos atuais níveis de qualidade científica.

 

Para o mestrado o programa atua objetivando que o aluno tenha: conhecimento da literatura relacionada ao seu campo de atuação; destreza em tecnologias de ponta na área específica; saiba preparar e ministrar aulas; seja capaz de analisar criticamente o seu trabalho; redigir projetos de pesquisa e trabalhos científicos. Para o doutorado, o programa tem como meta que o aluno possa reconhecer criticamente as linhas mestras de raciocínio na área de conhecimento; ser capaz de formular questões atualizadas, escolher o método apropriado para obter respostas confiáveis e pertinentes; linha de pesquisa própria e independente (autonomia acadêmica); capaz de formar outros pesquisadores ou núcleos. Para tal, o programa tem procurado:

  • Enfatizar a formação qualificada e produtiva do corpo discente;
  • Preparar a estrutura do programa de pós-graduação adequadamente;
  • Aprofundar as linhas de pesquisa com projetos claros que guardam relação à área de concentração entre si;
  • Estimular os orientadores para formar este tipo de doutor;

 

conceito capes 6

Permitir e facilitar o desenvolvimento de pesquisas no tocante à infra-estrutura (além da BIREME-biblioteca regional de medicina da organização panamericana de saúde; da biblioteca própria da especialidade; do DIS-Departamento de Informática em Saúde; do CEDESS-centro especial didática e ensino; do biotério central; do CEME - centro de microscopia eletrônica); do laboratório de cultura de células da cirurgia plástica; do laboratório de biologia molecular, do laboratório da biofísica, do laboratório da imunologia; do laboratório de cirurgia experimental e do laboratório do citergen, da UNIFESP.

 

Estimular a produção científica de nível internacional buscando os estratos A1 e A2.

Buscar captação de recursos para os projetos a serem desenvolvidos.

Estímulo para o desenvolvimento de patentes.

Inserção internacional com projetos e publicações em conjunto com instituições parceiras.

Estimular programas de solidariedade para a formação e capacitação de docentes para instituições estratégicas para o país.

 

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Ed. Octávio de Carvalho - Rua Botucatu, 740 - 2º andar - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.plastica@unifesp.br