Projetos de Pesquisa

Conheça os projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Cirurgia Translacional

 

ANTIBIOTICOPROFILAXIA EM DOSE ÚNICA OU POR 24 HORAS EM MAMOPLASTIAS REDUTORAS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Descrição: A mamoplastia redutora figura entre os procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. O uso empírico de antibióticos para prevenir infecções após a mamoplastia é amplamente realizado por cirurgiões plásticos de todo o mundo, mas faltam evidencias para padronizar o seu uso. Objetivo: Comparar a influência da administração de antibiótico profilático em dose única ou por 24 horas nas taxas de infecção após mamoplastias redutoras. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo cego. Serão selecionadas 146 mulheres com hipertrofia mamária, candidatas a mamoplastia redutora e com o procedimento já agendado. As pacientes serão randomicamente alocadas para o grupo A, que receberá antibiótico apenas na indução anestésica (n=73), ou para o grupo B, que receberá antibiótico na indução anestésica e por 24h, durante sua internação hospitalar (n=73). Nenhum dos grupos receberá antibióticos após a alta hospitalar. Para avaliação da ocorrência de infecção do sítio cirúrgico serão utilizados os critérios e definições do Centers for Disease Control and Prevention. As pacientes serão avaliadas semanalmente, por 30 dias, por um cirurgião que não saberá a alocação. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Joel Veiga Filho - Integrante / Lydia Masako Ferreira - Integrante / Edgard da Silva Garcia - Integrante / Josiane Alves Oliveira dos Reis - Integrante / Evelyne Borges de Mattos Andrade - Integrante / José Wilson Moreira-Filho - Integrante.  

 

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO DO JOELHO E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO COMPARTIMENTO PÓSTERO-LATERAL DO JOELHO: UM ESTUDO OBSERVACIONAL PROSPECTIVO

Integrantes: Rene Jorge Abdalla - Coordenador / Andrea Forgas - Integrante / Sheila Jean McNeill Ingham - Integrante.

Financiador(es): Smith & Nephew Comércio de Produtos Médicos Ltda - Auxílio financeiro.

 

BREAST-Q: EXPECTATIVAS DE PACIENTES BRASILEIRAS QUANTO À RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Daniela 2018 - Atual

Descrição: O tratamento primário do câncer de mama é cirúrgico e, apesar do desenvolvimento de terapias conservadoras, a mastectomia continua sendo uma opção terapêutica para uma grande parcela de pacientes. O objetivo da reconstrução mamária é restabelecer a imagem corporal da paciente, a fim de alcançar satisfação com o resultado estético e bem-estar físico e psicossocial. As expectativas quanto à aparência, dor e recuperação são fatores importantes relacionados à reconstrução mamária, uma vez que expectativas irreais e desproporcionais levam a insatisfação com o resultado cirúrgico. O presente estudo tem por objetivo avaliar as expectativas das pacientes com relação à reconstrução mamária. Trata-se de um estudo observacional, transversal, não controlado. A casuística será por conveniência, constituída por pacientes com diagnóstico de câncer de mama candidatas a reconstrução mamária por qualquer técnica, tanto imediata quanto tardia. As pacientes que preencherem os critérios de elegibilidade e aceitarem participar, assinando o TCLE, serão incluídas. Serão coletados dados sociodemográficos e clínicos e será auto aplicada o módulo ?Expectativas com a reconstrução de mama? do BREAST-Q, recentemente validado para uso no Brasil.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Luciana Chamone Amaro - Integrante / Ingred Sthephany Domingues da Silva - Integrante.

 

EFEITO DE MATRIGEL NO ENXERTO DE TECIDO ADIPOSO CRIOPRESERVADO ENRIQUECIDO COM CÉLULAS-TRONCO. 

Lydia 2018 - Atual

Descrição: Avaliação de fatores que possam afetar a integração e qualidade do enxerto de tecido adiposo em modelo experimental definido.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Lydia Masako Ferreira - Coordenador / Fabiana Cristina Zanata Fourtoul - Integrante. 

EXPRESSÃO GÊNICA E PROTEICA DE MARCADORES DE CICATRIZAÇÃO, INFLAMAÇÃO, IMUNIDADE, ESTRESSE OXIDATIVO, NEUROTRANSMISSORES E NEUROTROFINAS EM CICATRIZ NORMAL, EM CICATRIZ HIPERTRÓFICA E EM CICATRIZ QUELOIDIANA.

Alfredo 2018 - Atual

Descrição: A pele possui sistema neurossensorial responsável pelo processo de cicatrização. O sistema nervoso autônomo simpático gera correntes bioelétricas e estimula a inflamação neurogênica frente a uma lesão. A deposição excessiva de proteínas como o colágeno pode causar várias complicações, resultando em queloides e cicatrizes hipertróficas. A incidência e prevalência de queloides e cicatrizes hipertróficas são desconhecidas. Queloides foram relatados em 5 a 16% dos indivíduos de ascendência hispânica e africana. Afetam homens e mulheres igualmente e são mais comuns em indivíduos mais jovens. Existe, também, uma tendência familiar no desenvolvimento de queloides. Tais desordens cicatriciais prejudicam o bem-estar físico, psicológico e social do indivíduo. A fisiopatologia das diferentes cicatrizes não é totalmente compreendida e os tratamentos são paliativos. O fato do queloide ocorrer exclusivamente em humanos dificulta ainda mais o avanço dos estudos. Sabendo que existem inúmeros fatores envolvidos no processo de cicatrização, o objetivo do presente estudo é analisar o perfil da expressão gênica e proteica de marcadores de cicatrização, inflamação, imunidade, estresse oxidativo, neurotransmissores e neurotrofinas em cicatrizes normal, hipertrófica, queloidiana e decorrente de queimadura.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Alfredo Gragnani Filho - Coordenador / Andrea Fernandes de Oliveira - Integrante / Silvana Aparecida Alves Correa - Integrante / Veronica Chominski - Integrante / Felipe Contoli Isoldi - Integrante / Mateus Leme De Marchi - Integrante / DAYANNE MAYER - Integrante / ERIKA TONARELLI RODRIGUES - Integrante.

 

FUNCIONALIDADE DO MEMBRO SUPERIOR APÓS CIRURGIA ONCOLÓGICA DA MAMA

Daniela 2018 - Atual

Descrição: O câncer de mama é uma doença muito prevalente na atualidade, sendo a segunda maior causa de morte no mundo. O tratamento do câncer de mama é primariamente cirúrgico. Esse tipo de tratamento é agressivo e pode ter consequências físicas para a paciente, como lesões musculares e dos nervos do plexo braquial, complicações cicatriciais, alterações de sensibilidade, fibrose áxilo-peitoral, algias, diminuição ou perda total de movimentos e amplitude articular, perda ou redução da capacidade funcional, linfedema. Esse estudo se propõe a avaliar a eventual ocorrência de limitações de movimento de membro superior no pós-operatório de cirurgias oncológicas das mamas. Essas informações serão úteis na elaboração de um programa de exercícios fisioterapêuticos a ser realizado pelas pacientes, visando minimizar as limitações. Estudo clínico transversal, observacional e analítico. Serão selecionadas 48 pacientes submetidas a tratamento cirúrgico do câncer de mama há no mínimo um mês e no máximo dois anos. Será aplicado, por entrevista, o questionário Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH), para se identificar as limitações encontradas pelas pacientes em relação à movimentação do membro superior. O DASH é validado para uso no Brasil. Os dados obtidos serão submetidos a análise estatística descritiva.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Ivanildo Archangelo junior - Integrante / Ingred Sthephany Domingues da Silva - Integrante / Mariana Pereira Borges - Integrante. 

Número de orientações: 1

 

NÍVEL DO CONHECIMENTO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS NO PRIMEIRO ATENDIMENTO DO PACIENTE QUEIMADO

Alfredo 2018 - Atual

Descrição: Através de instrumento que analisa o nível de conhecimento de médicos e enfermagem no primeiro atendimento a um paciente queimado, para determinar o nível em cada tipo diferente de hospital, das equipes de médicos cirurgiões e clínicos e enfermagem que atendem em serviços de urgência e emergência em diferentes cidades do Brasil. Com esses dados em mãos poderá ser realizada a análise após distribuição de cartilha do Ministério da Saúde / CFM para que a equipe leia e seja verificado o nível comparado ao inicial, e posteriormente essa comparação será com o nível após a realização de educação continuada - cursos.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Alfredo Gragnani Filho - Coordenador / Mônica Sarto Piccolo - Integrante / MARIA CLAUDIA NEHME PASSOS - Integrante / MARILIA BAENINGER - Integrante.

 

QUALIDADE DO SERVIÇO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Daniela 2018 - Atual

Descrição: Objetivo: Avaliar a qualidade do serviço de Cirurgia Plástica/Reconstrução Mamária do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Métodos: Trata-se de um estudo clínico, primário, transversal, com amostragem por conveniência. Serão incluídas todas as pacientes submetidas à reconstrução mamária no Serviço de Cirurgia Plástica/Reconstrução Mamária do HCSL em um período de dois anos. Para avaliação da qualidade do Serviço será utilizado um instrumento validado para uso no Brasil, a Escala da Qualidade de Serviços de Saúde. O instrumento será autoaplicado no retorno ambulatorial das pacientes.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Mariane Minussi Garcia - Integrante / Carlos Eduardo de Oliveira - Integrante / Ana Laura Batista Coelho - Integrante. 

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL, ADAPTAÇÃO CULTURAL E REPRODUTIBILIDADE DO CAREGIVER WORK LIMITATIONS QUESTIONNAIRE - CAREGIVER WLQ

Daniela 2018 - Atual

Descrição: Este projeto tem por objetivo traduzir para o Português, adaptar culturalmente e validar o instrumento Caregiver Work Limitations Questionnaire para uso no Brasil.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Maria José A B Rocha - Integrante / João Batista da Cunha - Integrante.

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL, ADAPTAÇÃO CULTURAL E REPRODUTIBILIDADE DO FSFI-BC (FEMALE SEXUAL FUNCTION INDEX ADAPTATION FOR BREAST CANCER PATIENTS

Daniela 2018 - Atual

Descrição: Este projeto tem por objetivo traduzir para o Português, adaptar culturalmente e validar o instrumento FSFI-BC (Female Sexual Function Index - Adaptation for Breast Cancer Patients) para uso no Brasil.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Maria José A B Rocha - Integrante / Ana Cláudia Neves Gonçalves - Integrante.

 

ABORDAGEM PARA TRATAMENTO DA LESÃO DA PONTA DO DEDO POR ESPECIALISTAS EM CIRURGIA DA MÃO. ESTUDO TRANSVERSAL TIPO INQUÉRITO

Belloti 2017 - Atual

Descrição: A falta de segurança no trabalho, aliada às falhas humanas relacionadas a imperícia, imprudência, alcoolismo e despreparo no exercício de atividades de alta periculosidade, dá às amputações localizadas na mão um importante significado econômico e social. Amputação da ponta do dedo é o tipo mais comum de amputação visto na extremidade superior. Os métodos gerais de reconstruir um dedo com uma porção distal amputada incluem cicatrização por segunda intenção, micro reimplantação, revisão da amputação, retalho local, enxerto de pele e enxerto composto. Atualmente, cada cirurgião, escolhe o tipo de cobertura que parece ser mais adequado para as necessidades desse indivíduo e dentro das suas habilidades técnicas. Independentemente da escolha do tratamento, os objetivos de preservar o comprimento funcional e restaurar a sensibilidade adequada permanecem constantes. Objetivo: Assim, o objetivo do trabalho é verificar qualitativamente e quantitativamente os tipos de tratamento. Materiais e métodos: Estudo transversal, utilizando questionário com 12 perguntas elaboradas pelo próprio pesquisador e aplicado aos participantes do 37º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão.. 

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / Marcela Fernandes - Integrante / Márcio Koji Matsumoto - Integrante.

 

APLICABILIDADE CLÍNICA DO CIMENTO PBS® CIMMO EM OBTURAÇÕES ENDODÔNTICAS NÃO CONVENCIONAIS

Daniela 2017 - Atual

Descrição: O cimento PBS®CIMMO, desenvolvido e patenteado no Mestrado Profissional em Ciências aplicadas à Saúde da Univás, apresenta propriedades físicas e biológicas que o definem como material biocompatível e indutor de biomineralização, atributos que o qualificam como material a ser usado em obturações endodônticas não convencionais. O objetivo deste estudo é estabelecer uma nova técnica de obturação endodôntica, utilizando o cimento PBS®CIMMO como material único. Será realizado um ensaio clinico aleatório, duplo cego, paralelo e com dois braços. Serão incluídos indivíduos adultos com pelo menos um dente unirradicular apresentando diagnóstico clínico e radiográfico de lesão perirradicular com necrose. Um grupo será submetido a obturação convencional com cimento e guta-percha, e o outro com cimento PBS®CIMMO apenas. Os resultados serão avaliados por tomografia e comparados, e são passíveis de proteção intelectual.. 

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / José Dias da Silva Neto - Integrante / Taylor Brandão Schnaider - Integrante / RÚBIA MOURA LEITE BOCZAR - Integrante / Fiorita Gonzales Lopes Mundim - Integrante.

 

AVALIAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO IDEAL NA DETECÇÃO DAS FRATURAS INSTÁVEIS DE RÁDIO DISTAL. Estudo de Acurácia

Belloti 2017 - Atual 

Descrição: As fraturas da extremidade distal do rádio correspondem a 1/6 de todas as fraturas atendidas nas salas de emergência. Existem inúmeras classificações para fratura da extremidade distal do rádio entretanto o melhor método de classificação destas fraturas ainda não está totalmente definido. Este estudo é baseado na hipótese de que a Classificação IDEAL é plausível clínica e científicamente em relação a capacidade de detecção precoce das fratura instáveis do rádio distal. Método? Trata-se de um estudo de acurácia da classificação IDEAL para avaliar a capacidade da detecção da instabilidade precoce e tardia das fraturas do rádio distal, através de critérios radiográficos, submetidas a redução incruenta sob anestesia geral intravenosa no centro cirúrgico sob auxílio de fluoroscopia e imobilização gessada axilopalmar..  

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / Vinícius Ynoe de Moraes - Integrante / Aldo Okamura - Integrante / Denner Soares Lima - Integrante / Francisco Milton Silva Junior - Integrante / Raí Moura - Integrante.

 

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA DISPLASIA TROCLEAR EM PACIENTES SUBMETIDOS AO IMPLANTE AUTÓLOGO DE CONDRÓCITOS NAS LESÕES CONDRAIS DA ARTICULAÇÃO PATELOFEMORAL

Faloppa 2017 - Atual

Descrição: O tratamento das lesões de cartilagem do joelho permanece um desafio aos ortopedistas. Embora a real prevalência não seja conhecida, estima-se que que mais de 30% indivíduos sejam acometidos, especialmente atletas. Sua causa é multifatorial, destacando-se entre esses fatores o mau alinhamento, displasia troclear, etc. Entre as diversas formas de tratamento ainda não há um que seja considerado o melhor para todos os casos. Muitas variáveis influenciam o sucesso de cada procedimento, sejam elas fatores relacionados à própria lesão (ex.: tamanho, profundidade, etc.), ou mesmo características intrínsecas dos pacientes (ex.: idade, alterações do eixo, displasia ósseas). Entre os tratamentos, o implante autólogo de condrócitos (IAC) é o mais indicados para lesões grandes apresentando excelentes resultados a longo prazo. Muitos estudos de comparação deste procedimento com outros tem sido publicados na literatura. No entanto, muito pouco se sabe dos resultados desse tratamento quando realizado para defeitos condrais da articulação patelofemoral. O propósito deste estudo é a avaliação funcional e comparação dos resultados do IAC em pacientes com e sem displasia troclear femoral. Para tal, será utilizado o banco de dados do Brigham and Women?s Hospital em que serão analisadas, de forma retrospectiva, os prontuários dos pacientes submetidos ao IAC no período de 2007 a 2015. O grupo de pacientes que possui displasia troclear e que foi submetido ao IAC será comparado ao controle. O grupo controle será formado com os pacientes que possuem a articulação patelofemoral normal e que também foram submetidos ao IAC. Os escores dos questionários Tegner, KOOS e Lysholm servirão de base para a análise dos resultados com acompanhamento mínimo de 2 anos. A expectativa é encontrar possíveis diferenças entre os dois grupos que ajudem a elucidar em que extensão a displasia troclear prévia influencia os resultados do IAC. Projeto de Doutorado SANDUÍCHE com estágio no Brigham and Women?s Hospital, Boston, USA, Universidade de Harvard. 

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .  

Integrantes: Flavio Faloppa - Coordenador / Carlos Eduardo da Silveira Franciozi - Integrante / Luiz Felipe Morlin Ambra - Integrante / Andreas H. Gomoll - Integrante / Alexandre Barbieri Mestriner - Integrante.

 

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DAS REVISÕES SISTEMÁTICAS DO TRATAMENTO DE FRATURAS DE RÁDIO DISTAL?

Belloti 2017 - Atual

Descrição: Introdução: Muitas revisões sistemáticas têm sido publicadas acerca dos diversos tratamentos de fraturas de rádio distal. Contudo, a metodologia desses estudos nem sempre é adequada. Existem, no entanto, algumas ferramentas úteis na avaliação da qualidade metodológica, como Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e Assessing the Methodological Quality of Systematic Reviews (AMSTAR). Nosso objetivo é avaliar, através desses questionários, a qualidade das revisões sistemáticas publicadas sobre tratamento de fraturas de rádio distal. Materiais e Métodos: Realizaremos uma revisão sistemática para avaliar revisões sistemáticas e meta-análises de intervenções cirúrgicas e não cirúrgicas de tratamento de fratura de rádio distal aguda em adultos. Será feita uma busca eletrônica através do PubMed por referências sobre o assunto, utilizando as palavras-chave ?distal radius fracture?, ?colles? e ?colles fracture?. Dois revisores selecionarão estudos independentemente e extrairão os dados. Serão excluídos os estudos sobre diagnóstico, intervenções medicamentosas e anestésicas. Avaliaremos os relatórios usando AMSTAR e PRISMA. As pontuações serão calculadas como a soma dos itens relatados. Também extrairemos as características do autor, do periódico e do artigo para determinar quais variáveis predizem a qualidade. Desfecho primário será considerada a pontuação AMSTAR e, desfecho secundário, a pontuação PRISMA.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / João Baptista Gomes dos Santos - Integrante / Vinícius Ynoe de Moraes - Integrante / Flavio Faloppa - Integrante / Jordana Scheeren - Integrante.

 

AZUL DE METILENO NA EXPRESSÃO GÊNICA E PROTEICA DE MARCADORES DO ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES GRANDE QUEIMADO.

Alfredo 2017 - Atual

Descrição: A queimadura se caracteriza por ser um trauma de complexo tratamento e por seu alto custo, por isso o campo de pesquisa em queimadura aumenta cada vez mais, na procura de alternativas mais acessíveis e efetivas. Este trauma pode evoluir com infecção grave e a sepse, e muitas vezes acompanhada da síndrome vasoplégica. Com o aumento na síntese do Óxido Nítrico (NO), o paciente apresenta vasodilatação profunda, com isso as bactérias conseguem adentrar o tecido com mais facilidade, e com isso tem facilidade de chegar até o sangue, pelo sistema imune não conseguir realizar o processo de diapedese, que é a migração de células do sistema imune para o tecido infectado e diminuindo drasticamente a resposta imunológica, com isso vem a sepse, uma infecção sistêmica grave podendo evoluir para o choque-séptico. O Azul de Metileno, mostrou-se uma promissora substância para o tratamento desse trauma, por ter uma ação direta e eficaz segundo inúmeros estudos na síntese do NO e com isso diminuindo os efeitos hemodinâmicos causados por essa vasodilatação profunda. Na literatura, ainda não se tem muitos estudos da ação do azul de metileno em fibroblastos, sabe-se muito pouco sobre os efeitos do azul de metileno em âmbito celular, este estudo procura acrescentar conhecimento novo sobre estes efeitos e se apresenta alguma toxicidade para o fibroblasto.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . 

Integrantes: Alfredo Gragnani Filho - Coordenador / Eduarda Carneiro de Carvalho Junqueira - Integrante / Caio Gabriel da Cruz Arcanjo - Integrante / Luciane Reginato Dubkowski - Integrante.

 

EFETIVIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA BRASILEIRA DE RASTREAMENTO MAMOGRÁFICO APÓS OS 50 ANOS DE IDADE

Daniela 2017 - Atual

Descrição: A política pública brasileira recomenda que o rastreamento do câncer de mama por mamografia seja realizado em mulheres entre 50 e 69 anos, com no máximo dois anos de intervalo. Atualmente, não há consenso sobre a realização do rastreamento mamográfico para as mulheres de 40 a 49 anos. Nessa faixa etária, a incidência do câncer de mama é menor do que entre 50 e 69 anos, mas a frequência de mamas densas e de tumores com crescimento rápido é maior. Tumores que passem desapercebidos nessa faixa etária serão diagnosticados em estadios mais avançados, implicando em cirurgias mais agressivas e pior prognóstico. Objetivo: Determinar a idade das pacientes ao diagnóstico de câncer de mama no Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e correlacionar com o tamanho do tumor para verificar a efetividade do rastreamento mamográfico antes dos 50 anos. Métodos: Trata-se de um estudo clínico, primário, transversal, com amostragem por conveniência. Serão incluídas todas as pacientes com diagnóstico de câncer de mama do Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, atendidas em um período de 24 meses, sem restrição quanto à etnia, escolaridade ou classe social,. Serão coletados em entrevista, e registrados em ficha padronizada, dados sobre a idade ao diagnostico do câncer, realização de rastreamento mamográfico, além de história familiar e dados relativos à doença e seu tratamento. Os dados serão posteriormente tabulados e submetidos à análise estatística.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Daniela Francescato Veiga - Coordenador / Renata Bites Amorim - Integrante / Leonardo Larrubia Silveira - Integrante.

 

IMPRESSÃO EM 3D NO POSICIONAMENTO DO COMPONENTE GLENOIDAL NAS ARTROPLASTIAS DO OMBRO

Marcel Jun 2017 - Atual

Descrição: A osteoartrose do ombro é uma condição clínica frequente em pacientes principalmente após a sexta década de vida gerando limitação funcional e dor incapacitante. Ocorre um desgaste na articulação glenoumeral, comprometendo a articulação entre o úmero e a escápula. A artroplastia total do ombro é o tratamento cirúrgico de escolha quando não há melhora com o tratamento conservador. O ponto chave desse procedimento é a implantação correta do componente da glenóide, que é de difícil execução devido a anatomia da escápula, podendo levar a implantes posicionados de forma inadequada, resultando em soltura dos componentes e outras complicações. O objetivo do estudo é verificar a acurácia do uso da prototipagem 3D (Grupo Intervenção - GI) no planejamento operatório para o posicionamento do componente glenoidal, comparado a técnica de planejamento convencional com o uso de cortes tomográficos (Grupo Controle - GC). Com base em 10 exames tomográficos de pacientes acometidos por osteoartrose na articulação glenoumeral, serão impressos 11 escápulas de cada exame, totalizando 110 protótipos anatômicos. Dez protótipos de cada exame (100 protótipos) serão submetido a implantação cirúrgica do componente glenoidal. Cada um dos cinco cirurgiões realizará 20 procedimentos (10 implantações no GC e 10 implantações no GI), duas vezes em cada um dos 10 modelos tomográficos impressos. Um protótipo de cada tomografia será utilizado como guia no planejamento do GI, por todos os cirurgiões. Os protótipos serão confeccionados em ácido polilático (PLA) em impressora 3D. A implantação do componente glenoidal nos protótipos em cada um dos 10 casos de osteoartrose se dará nos dois grupos GC e GI. Os componentes glenoidais serão implantados nos protótipos com auxílio de dois métodos de planejamento. Um método baseado em cortes tomográficos de cada caso e utilizando o goniômetro (GC), e outro método com base na visão tridimensional do modelo 3D anatômico prototipado da escápula acometida, no momento da implantação do componente glenoidal do caso correspondente (GI). Como desfecho serão avaliado a falha e o posicionamento do componente glenoidal.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Marcel Jun Sugawara Tamaoki - Coordenador / Nicola Achetti Netto - Integrante / Fabio Teruo Matsunaga - Integrante / Flavio Faloppa - Integrante / JOAO CARLOS BELLOTI - Integrante / Elsa Vásquez-Alvarez - Integrante / Luiz Fernando Sartori Centenaro - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.

 

MODALIDADES TERAPÊUTICAS VERSUS INJEÇÃO DE CÓRTICOESTERÓIDE PARA DEDO EM GATILHO. Ensaio Clínico Randomizado

Belloti2017 - Atual

Descrição: Dedo em gatilho é uma tenossinovite estenosante, de etiologia desconhecida que acomete a polia A1, (polia localizada na face palmar, próxima a cabeça do metacarpo). Está presente em 2.6% na população em geral, com incidência de 28:100.000 ao ano, atinge 4 vezes mais a população diabética, 2-6 vezes mais mulheres do que homens e a média de idade da lesão é de 58 anos. Apesar do tratamento não-cirúrgico ser frequentemente usado, não há evidência na literatura de qual tratamento conservador é o mais efetivo. Por isso, é necessária adequada metodologia para definir os benefícios e os riscos de cada modalidade e definir qual tem a maior resolução e a menor taxa de recidivas de dedo em gatilho em curto, médio e longo prazo. Poucos ensaios clínicos randomizados comparando 2 tipos de tratamento foram achados9, e em razão do grande número de pessoas afetadas por essa patologia, faz-se necessária mais pesquisas de qualidade. O objetivo desse estudo é avaliar a efetividade das modalidades terapêuticas (parafina, ultrassom e órtese) versus injeção de córticoesteróide para curto, médio e longo prazo.. 

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / Marcel Jun Sugawara Tamaoki - Integrante / Edson Sasahara Sato - Integrante / Beatriz Sernajoto Cristiani Pedro - Integrante. 

Número de orientações: 1

 

MODELO EXPERIMENTAL DE ENXERTO DE TECIDO ADIPOSO EM CAMUNDONGOS

Lydia 2017 - Atual

Descrição: A necessidade de substituição ou reposição de volume com tecido adiposo em várias deformidades congênitas e adquiridas faz da bioengenharia _Fabiana Cristina Zanata Fortoul -tecidual uma opção para criar condições para o reparo e a substituição de tecidos lesados, fornecendo elementos celulares e fatores de proliferação. O estabelecimento de um modelo experimental que permita a avaliação da integração, permanência, função e segurança dos enxertos de gordura permite o teste de vários fatores que possam alterar seu resultado.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Lydia Masako Ferreira - Coordenador / Fabiana Cristina Zanata Fourtoul - Integrante.

 

RESULTADOS DA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR EM DUPLA BANDA COM ENXERTOS AUTÓLOGOS. COMPARAÇÃO ENTRE DOIS TIPOS DE ENXERTO E ENTRE PACIENTES COM LESÕES ISOLADAS E COMBINADAS

Belloti 2017 - Atual

Descrição: Atualmente, existe preferência na literatura para o uso de enxertos homólogos, principalmente nos casos de lesões ligamentares múltiplas, devido à sua maior espessura e à não agressão ao local doador. Porém, em nosso país o uso de enxertos homólogos ainda é uma realidade limitada, uma vez que a maior parte dos serviços não tem acesso a um banco de tecidos. Apesar de muitos autores descreverem diversas técnicas para reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior (LCP) e de estruturas associadas, a infrequência desta lesão associada à pequena quantidade de estudos de longo prazo, inclusive prospectivos e randomizados, impedem a definição da melhor técnica cirúrgica disponível. É objetivo desta pesquisa avaliar a efetividade e segurança, utilizando-se enxertos autólogos, da reconstrução do LCP em dupla-banda. Objetivo: Avaliar os resultados obtidos com a técnica de reconstrução do LCP em dupla banda (duplo túnel femoral) com o uso de enxertos autólogos, mediante avaliação clínica-funcional pelos questionários IKDC e Lysholm, além da aferição da instabilidade pelo teste da gaveta posterior. Objetivos secundários: 1. Comparar os resultados dos subgrupos: uso de enxerto do tendão do quadricipital e semitendíneo, e uso de apenas os tendões flexores. 2. Comparar os resultados dos subgrupos: pacientes com lesões isoladas do LCP, e pacientes que apresentavam lesões ligamentares associadas.. 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / Marcel Jun Sugawara Tamaoki - Integrante / Marcos Barbieri Mestriner - Integrante / Ricardo de Paula Leite Cury - Integrante. 

Número de orientações: 1

 

TIPOS COMPONENTES GLENOIDAIS NA ARTROPLASTIA DO OMBRO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Marcel Jun 2017 - Atual

Descrição: A osteoartrose (OA) pode-se definir como o processo que envolve um desgaste de uma articulação, com comprometimento da cartilagem local, perda de arco de movimento, deformidade residual e processo inflamatório dos tecidos circunvizinhos, gerando dor. A OA da articulaçãoo gleno-umeral é uma condição clínica que acomete a população adulta, podendo ser a sua etiologia primária degenerativa, doença inflamatória (Artrite Reumatóide), secundária a distúrbios metabólicos, processo infeccioso, pós-traumática ou defeitos congênitos (Neer, Watson, Stanton, 1982). Dentre os procedimentos cirúrgicos, a Artroplastia de Substituição é a alternativa adotada nos graus mais avançados ou mesmo na falha do tratamento conservador (Neer, 1974). Na indicação da prótese de ombro, devemos analisar o grau de comprometimento da glenóide, para que possamos definir se há necessidade de substituí-la ou se somente a parte umeral será trocada pelo implante. O implante de glenóide passa a ser considerado quando há uma sintomatologia dolorosa desta articulação degenerada, um estoque ósseo adequado e o manguito rotador íntegro conferindo função à Artroplastia Total Anatômica do Ombro (Baumgarten, Lashgari, Yamaguchi, 2004 e Pinkas et al, 2015). Segundo Day et al (2010), houve um aumento maior que 300% nas artroplastias de 1993 a 2007, com uma variação anual na ordem de 10,6%, taxa inferior à de Khatib et al (2016) que observou 393% de aumento no intervalo entre 1991 e 2010. Ainda no primeiro estudo, observou-se que aproximadamente 24% das complicações referentes às próteses concernem à soltura do componente glenoidal e 28,5% destas solturas necessitaram revisão cirúrgica.No que se refere à técnica cirúrgica empregada na implantação do componente glenoidal, devemos atentar para alguns aspectos: com uma adequada exposição através da liberação do tecidos moles, reconhecimento e correção da deformidade (sem descuidar da preservação do estoque ósseo), escolha do implante mais apropriado visando uma maior estabilidade, uso de cimentação apropriada e por fim uma acomodação total do componente (Ianotti et al, 2012, Kircher et al, 2009 e Hendel et al, 2012).Ao optarmos pelo uso do componente glenoidal, dispomos de implantes com base metálica parafusada (placa base - metal back) e implantes exclusivos de polietileno fixados com técnica de cimentação apropriada. Dentre os implantes em polietileno, encontramos dois tipos de formato na sua base de fixação na glenóide; quilha (keeled) e cavilha (pegged). A soltura do implante glenoidal é a principal causa de falha na Artroplastia Total Anatômica do Ombro (Franklin et al, 1988, Sperling et al, 1998, Torchia, Cofield, Settergren, 1997 e Wirth & Rockwood, 1996). O sinal radiográfico de radioluscência, ou seja, o surgimento de uma linha translúcida entre o implante e o conjunto cimento/osso, nos dá indícios de soltura do componente da prótese (Lazarus et al, 2002). Visto que o design do tipo quilha foi o primeiro a ser confeccionado, notou-se primeiramente nesse grupo as falhas quanto à sua fixação, desenvolvendo-se, portanto, o formato tipo cavilha com intuito de diminuir tal complicação (Yian et al, 2005). Quando se trata dos implantes que envolvem metal back, encontramos trabalhos com resultados desfavoráveis envolvendo soltura e quebra da placa base (Taunton et al, 2008, Budge et al, 2013, Papadonikolakis & Matsen, 2014 e Boileau et al, 2015), demandando atualmente esforços para melhora na qualidade destes componentes (Merolla et al, 2016 e Endrizzi, Mackenzie, Henry, 2016). 1.3. Importância desta revisão A falha do componente glenoidal na Artroplastia Total Anatômica do Ombro, pode levar à dor, promovendo um decréscimo na amplitude de movimento. . Nessa revisão analisaremos como a seleção de cada tipo de implante interfere na função e complicações. 

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . 

Integrantes: Marcel Jun Sugawara Tamaoki - Coordenador / Nicola Achetti Netto - Integrante / Fabio Teruo Matsunaga - Integrante / Marcelo Hide Matsumoto - Integrante / João Carlos Belloti - Integrante.

 

TRATAMENTO DAS FRATURAS DA EXTREMIDADE DISTAL DO RÁDIO REDUTÍVEIS INSTÁVEIS. ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COMPARANDO OS MÉTODOS DE FIXAÇÃO PERCUTÂNEA COM FIOS DE KIRSCHNER CRUZADOS X TÉCNICA DE DEPALMA X TÉCNICA DE KAPANDJI

Belloti 2017 - Atual

Descrição: Para o tratamento das fraturas redutíveis e instáveis do rádio distal estão descritos uma variedade de opções de tratamento, como a redução fechada e fixação com fios de kirschner percutâneo. Embora existam diversos estudos na literatura comparando os métodos de tratamentos das fraturas redutíveis e instáveis do rádio distal nenhum estudo comparou os resultados funcionais da técnica de fixação percutânea cruzada em relação a técnica de fixação percutânea de DePalma e pinagem intrafocal de Kapandji. Método? Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado, envolvendo três intervenções cirúrgicas. Os pacientes serão alocados de forma randomizada utilizando-se envelopes opacos e lacrados. Serão incluídos 171 pacientes consecutivos com fraturas agudas (até 15 dias) e desviadas da extremidade distal do rádio do tipo 23A2, A3, C1 e C2 pela classificação AO-ASIF e tipo II ou tipo III pela classificação IDEAL, sem tratamentos cirúrgicos prévios, para uma das duas intervenções cirúrgicas. As cirurgias serão realizadas em regime ambulatorial. Participarão do estudo 04 cirurgiões previamente definidos e comprovadamente familiarizados com as duas técnicas. O seguimento clínico mínimo será de 12 meses, considerando-se como desfechos primários a função, medida pelo questionário PRWE e dor, medida pela Escala Visual Analógica. São desfechos secundários: a avaliação de parâmetros radiográficos (radiografias do punho), avaliação funcional objetiva (goniometria e dinamometria), taxa de complicações e de falha do método, respeitando o princípio de intenção de tratar.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Joao Carlos Belloti - Coordenador / João Baptista Gomes dos Santos - Integrante / Jorge Raduan Neto - Integrante / Vinícius Ynoe de Moraes - Integrante / Flavio Faloppa - Integrante / Aldo Okamura - Integrante.

 

USO DE MATRIZ DÉRMICA ACELULAR COM COADJUVANTE NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

Lydia 2017 - Atual

Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar a função da matriz dérmica acelular como coadjuvante na cicatrização de feridas em modelo experimental definido.. Coordenador / Jose de Carvalho Junior - Integrante.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Lydia Masako Ferreira - Coordenador / Fabiana Cristina Zanata Fourtoul - Integrante / José de Carvalho Junior - Integrante.

 

 

 

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Ed. Octávio de Carvalho - Rua Botucatu, 740 - 2º andar - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.plastica@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.